quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"A arte da marmita"

Não costumo comprar jornais ou revistas, pelo que é uma sorte que alguem os compre e me empreste ou deixe ler... volta e meia encontram-se artigos interessantes. E desta vez foi na visão que encontrei este titulo "A arte da marmita"


imagem retirada da net
 Ora como parece à primeira vista, o artigo é mesmo sobre a questão do habito emergente de levar e o almoço e o lanche de casa para o trabalho.

Uma das grandes vantagens, antes sequer de se fazerem contas, é que tendencialmente comeremos melhor, ate porque somos nós que escolhemos o que comemos. É fazer o jantar a pensar em mais uma refeição, acondiciona-la e guarda-la no frio ate ao dia seguinte. Depois é ter um saquinho termico para levar a comida (outros terão a sorte de até ter um frigorifico onde guardar no trabalho a sua refeição), e na hora de almoço aquecer no microondas (que o patrão disponibilizou - espera-se!). E para aqueles que aproveitam a hora de almoço para ir apanhar um pouco de ar, dá mais que tempo de sair, ou se não, aproveitar que encurtou o tempo de almoço para trabalhar um pouco mais e garantir sair "a horas" no final do dia. Eficiencia e eficácia.

Dificuldades nisto, são poucas - desde que a empresa disponibilize os meios, leia-se o microondas e um espaço para comer... Ou então teremos de optar pela famosa "sandes" (trazida de casa também), que é o normal na maior parte dos paises europeus, mas nada tipico do português que gosta de almoçar de faca  garfo. E para fãns de grelhados, como eu, também já se sabe que um bife grelhado requentado não é o mais saboroso, mas pode ser que o resto se justifique e que se reaprenda a cozinhar... cozinhar saudavel, claro!

Mas falando de dinheiro, os numeros falam por si e os testemunhos na revista são reveladores:
"(...) entre ela e o marido (...) poupa perto de 300 euros (...)"
"(...) poupa, pelo menos, 132 euros (22 almoços a seis euros)"
"(...) poupa até 400 euros por mês e não se esquece de levar fruta e iogurtes para os lanches."

Acho que vale a pena tentar.

Boas Poupanças!

5 comentários:

Mónica Sousa disse...

Olá

eu em relação a levar almoço e lanche para o trabalho, sempre o fiz desde que comecei a trabalhar.

No meu local de trabalho nao disponibilizam o microondas pelo que levo sempre nas chamadas «marmitas».

De manhã aqueço o comer do jantar e coloco dentro da «marmita» e voila almoço quente e sem gastar

Bjs

Lise disse...

Olá olá! Acabei de chegar a este blog e estou a gostar!! :D Deixo aqui a indicaçao de que também escrevi um post exactamente sobre esta notícia. Passe lá para espreitar! ;) O link do post é: http://objectivoperfeicao.blogspot.com/2012/02/almocar-forao-que-vem-de-casa.html

Beijinho
Lise*
Blog Objectivo Perfeição
http://objectivoperfeicao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Olá Ana,
Eu na empresa anterior onde trabalhava, não havia microondas, então fazia como a Mónica no comentário anterior... aquecia o almoço de manhã antes de sair e depois colocava-o num termo. Desde que o aquecia ás 6h00 até ás 12h30, ainda se mantinha quente o suficiente.
Bjs,
Teresa C.

Ana Prazeres disse...

Desde que comecei a trabalhar que levo almoço, café, água e lanches.
E de referir que como tudo no carro, porque sou vendedora e trabalho de leira ao algarve. Poupo horrores de dinheiro!
Por isso, só não leva almoço de casa quem não quer... Com certeza um escritório, mesmo que sem microondas ou copa tem mais condições que um carro.

Ana Banana disse...

Eu trago comida de casa desde que vim trabalhar.
Tenho cá no escritório um frigorífico daqueles pequeninos, um microondas e um espaço para poder almoçar.

Óbvio que vez ou outra gosto de comer fora, principalmente quando há um prato que não como há tempos ou que definitivamente não faço em casa por causa dos cheiros (como petingas fritas, por exemplo), mas isso tem sido cada vez mais raro.
Tenho um mini-preço ao pé do trabalho que vou lá buscar iogurtes e frutas para os meus lanches e sempre poupa-se mais qualquer coisa.

Hoje, por exemplo, tenho um bocado de lazanha do jantar de ontem e um refogado de courgete, couve lombardo e cenoura para acompanhar! :)

Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...