domingo, 11 de setembro de 2011

Como começar - Parte 4

questões importantes!!!

3.       Quanto poupar?
Ora aqui está uma palavra daquelas difíceis! Poupar!!! É uma impossibilidade quando o orçamento já é tão reduzido! É?! Ou simplesmente estou a  fazer mal as contas? ‘Bora lá às contas da casa:
Várias estratégias:
1º Garanto-vos que se sentarem e começarem a ter noção do que se gasta e em quê, vão ver que há muitas coisas onde poupar... ui tantos posts que vão correr desta caneta virtual!!!
2º Saber quanto deve sobrar no final do mês ajuda e obriga a sermos mais controlados... Há que separar trigo do joio, i.e., despesas fixas e extras.
3º “Pay yourself first” – esta expressão engloba muito mais que isto, falaremos mais tarde em pormenor. Mas a questão é “pôr de parte” todos os meses mais ou menos, uma quantia fixa, qualquer coisa... já é um principio.
4º Onde guardar a poupança... muito importante! Será que se estiver ali mesmo à mão, vou conseguir resistir?
5º Difícil esta! – o que fazer com os rendimentos extra? Por exemplo, subsídios, IRS? ... que tal guardar?

4 .       Quais os nossos objectivos?
Last but not least ... se tivermos um objectivo, sejam as férias de verão, um carro novo, etc... é bem mais fácil!
No entanto... deixo-vos um desafio... e que tal o objectivo ser a melhor educação possível para os miúdos? Que tal abater no empréstimo da casa e ficar a pagar menos?  Que tal a possibilidade de “reforma” aos 50? Hum! Hum! Ter tanto no banco que não preciso voltar a trabalhar! Siiiiiimmmmm!!!
E vocês? Quanto poupam?

1 comentário:

Ana Banana disse...

Poupança... A minha anda tão tristinha, coitada, e eu cá continuo com o sonho do Euromilhões sair para poder colocar mais uns quantos lá a lhe fazer companhia.
Mas a verdade é que o prémio nunca vem e os euritos se evaporam num instante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...